Sabiam que...
O lince Ibérico
O lince ibérico é um animal muito afetado pela interferência do ser humano, e consequentemente em vias de extinção. As causas mais comuns para a diminuição destes animais são os fogos, a caça ilegal, mas sobretudo a frequente desflorestação e destruição do seu habitat e os atropelamentos por veículos. Embora a sua situação já tenha sido bem pior ainda há muito a melhorar porque o numero de linces ibéricos ainda não atingiu um número satisfatório e continua em perigo. O mais triste é ser tudo culpa do ser humano. Na europa o lince ibérico até tem se tem reproduzido de uma forma bastante razoável, principalmente em Espanha pois é um dos países com maior concentração de linces ibéricos. Na natureza o numero de linces ibéricos é bastante reduzido embora tenha vindo a aumentar o numero de libertações destes animais na natureza.

Tiago Nunes
A importância da água
No video seguinte conseguimos explicar a importância da água em coisas simples e em momentos do dia-a-dia, este video dá para todas as idades desde os mais velho até aos mais novinhos, serve para refletir nas nossas atitudes e tentar mudá-las.
"O desafio do desenvolvimento científico atinge o país inteiro e põe em jogo mecanismos que atravessam a sociedade toda. Sem cultura científica mínima são escassas as oportunidades de cidadania autêntica, de construir ou participar nas escolhas de sociedade [...]"
José Mariano Gago
A poucas horas de começar o Festival de Ciência Online...
assistam em direto no dia 16 de maio, Dia Nacional dos Cientistas, a 3 horas de sprintalks com investigadores, quizzes, atividades e demonstrações diversas.
Organizados pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva.
Uma iniciativa que visa divulgar a Ciência e os cientistas.
Assiste das 16h às 19h em: www.cienciaviva.pt/festival ou pelo canal do YouTube para assistir à transmissão em directo do Festival de Ciência Online
Poluição
Ainda vamos a tempo: a tempo de refletir, a tempo de salvar o mundo!
Dia Mundial da Água

A água é um bem tão essencial que devemos celebrar o seu dia!
A turma de 6º ano, na disciplina de TIC elaboraram vários cartazes tendo sido selecionado este como representação da atividade.
Espero que gostem...
Coronavírus
O que é este vírus?
O coronavírus inclui o vírus da constipação comum, mas também o da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS (uma forma de pneumonia atípica).
Este novo vírus foi detetado a partir de vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na China.
Sinais e Sintomas do vírus?
- Febre;
- Tosse seca;
- Dificuldade respiratória.
Em casos mais graves:
- Pneumonia grave;
- Falência renal;
- Disfunção de outros órgãos (podendo conduzir até à morte).
Como se transmite?
A transmissão deste vírus é muito fácil, começando pelos espirros, tosse e várias transmissões de bactérias.
Segundo o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças norte-americano (CDC), o tempo de incubação do vírus pode durar entre 2 a 14 dias.
Há vacina?
O tratamento/vacina, como o vírus é recente, ainda não existe, mas esta em percurso.
Quais são as áreas de risco?
As maiores zonas de risco são;
- China;
- Aeroportos;
- Estações de metro;
- Centros comerciais.
DAC - 7º Ano

"O mundo está a mudar...e os vulcões mostram-nos a força da natureza. Juntos podemos fazer a diferença."
Uma exposição que está na entrada do nosso Colégio e pode ser visitada até ao final do 2º período.
No âmbito do Domínio de Autonomia Curricular e em parceria interdisciplinar (Educação Visual, TIC e Ciências Naturais), os alunos do 7º ano realizaram a modelação vulcânica dos diferentes tipos eruptivos existentes nos Açores - laboratório de estudo do nosso planeta.
Os alunos de 7º ano realizaram várias experiências, tais como simulação da erupção explosiva e efusiva, análise em amostras de mão de lava vulcânica, piroclastos e rochas vulcânicas (basalto e riólito) e a formação de uma nascente termal e géiser.
Visita a uma ETA e uma ETAR

No passado dia 14 de maio, os alunos do 8ºano realizaram uma visita virtual a uma Estação de Tratamento de Águas (ETA) e uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. A visita teve início às 13h30 na ETA. Os monitores da ETA explicaram-nos todo o percurso da água que ocorre neste local para que seja consumida. Assim esta tem que ser tratada, limpa e descontaminada. O seu tratamento envolve um conjunto de procedimentos físicos e químicos que para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. Foi-nos mostrado as várias etapas de tratamento de água: a coagulação, a floculação, a decantação, a filtração, a desinfeção, a fluoretação e a correção de pH. Ainda durante a visita à ETA, aprendemos a importância para este local de produzirenergia solar fotovoltaica. Esta energia é a conversão direta da radiação solar em energia elétrica e tem como vantagens: fonte renovável e inesgotável de energia; não poluente; pouca manutenção em centrais de produção.

Logo de seguida visitámos uma ETAR, pelas 13h50, em que nos foi dada a definição de ETAR e a sua importância e impactes no ecossistema e na vida do ser humano. Uma ETAR corresponde a uma infraestrutura de extrema importância e uma solução para a despoluição de múltiplos cursos de água para onde são canalizados através das redes de esgotos, grandes cargas de efluentes poluentes de forma quase ininterrupta e tal como uma ETA, a ETAR tem várias etapas: o pré-tratamento, o tratamento primário e o tratamento secundário ou biológico.

Depois de as visitas estarem concluídas e dos alunos terem ficado com mais algumas noções de uma ETA e uma ETAR e da sua importância nas suas vidas, pelas 15h45, houve um lanche entre todos para conviver e fazer alguns comentários a mesma. Pelas 16H15, os alunos chegaram a suas casas.