A arte diz o indizível;exprime o inexprimível; traduz o intraduzível.                                                         Leonardo da Vinci

Dia Europeu da Música

21 de junho

Sarah

Luana

Miguel

No passado dia 21 de junho comemorou-se o Dia Europeu da Música. 

Tudo começou em França, em 1982, por iniciativa do então ministro da cultura, Jack Lang, que idealizou um dia consagrado à música, onde esta aconteceria nos sítios mais diversos: ruas, praças, parques, terraços, jardins, montras de comércio e coincidindo com o solstício de verão .

A música faz realmente parte das nossas vidas, das nossas tradições e da nossa cultura. 

O que seria de nós sem a música, já pensaste?A música transmite-nos sensações e tem a capacidade de mudar o nosso estado de espírito!

Desenhar, pintar e escrever ao som da música são atividades muito divertidas!

Repara nestes desenhos realizados pelos alunos do 5º ano, na aula de Componente Artística, ao som das suas músicas preferidas!

 

Rafael

Olhááá sardiiiinhaaa!!!!

Concurso Sardinhas 2020 EGEAC - 10ª Edição

Mais um ano e mais uma edição do concurso Sardinhas promovido pela EGEAC; este concurso já conta com 10ª Edição.

Este ano foram os alunos do 5º e 6º anos que participaram neste concurso com as suas belíssimas sardinhas: umas cheias de estilo, outras cheias de cor e texturas,umas muito complexas e outras muito simples, mas todas elas com o seu encanto!

Em tempo de Santos Populares, este ano festejados de forma diferente, estas sardinhas foram feitas com muito amor e dedicação.  Todas elas têm a marca de cada um dos nossos alunos, bem como todas refletem a personalidade de cada um.

Apesar de nenhum deles ter sido premiado, sabemos que o que importa é participar, aprender e sobretudo gostar daquilo que fazemos!

E cá para nós, 'que ninguém nos ouve' as nossas sardinhas são as mais bonitas de todas!

Abram os ficheiros e encantem-se com estas obras de arte!

Parabéns aos nossos artistas! 


Bordalo II ou Artur Bordalo 

de 33 anos é um artista lisboeta que transforma lixo como matéria prima para as obras de arte.

As suas obras estão a ter um grande impacto em Portugal e no resto do mundo. Já fez exposições em locais tão diferentes como a Polinésia Francesa, alguns países da América Latina, Haiti e até mesmo Las Vegas.

O principal material utilizado nas suas obras é o plástico, mas também utiliza caixotes do lixo e ecopontos que já não têm arranjo, para-choques e outros desperdícios.

A recolha do material utilizado é feita em centros de reciclagem, terrenos baldios, oficinas, basicamente em qualquer lugar, mesmo nas ruas encontra coisas para depois utilizar nas suas obras.

As suas obras são arte publica que chegam à população em geral e não só às classes sociais mais favorecidas.

Ao utilizar resíduos na construção das suas obras Bordalo II chama a atenção para temas importantes como a necessidade de reciclar, de reduzir a utilização de embalagens e o consumo em geral, de nos tornarmos uma sociedade mais sustentável e mais preocupada com a reserva dos recursos naturais.

Nas suas obras também apresenta muitas imagens de animais dando voz a quem não a tem. Retrata sobretudo animais em vias de extinção, o tráfico de animais exóticos e para os animais que são mantidos em cativeiros, por exemplo nos jardins zoológicos.

Com a sua visibilidade, Bordalo tem a oportunidade de chamar a atenção das pessoas para temas atuais da nossa sociedade, transmitindo de uma forma artística e entendida por toda a população os seus ideais.

Bordalo II usa a sua influência para o bem do nosso futuro como humanidade. 

João Pedro

Dia Internacional dos Museus em Portugal celebrou-se com reaberturas e inaugurações

A 18 de maio é assinalada a comemoração do Dia Internacional dos Museus. Para 2020, o tema selecionado foi "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão "com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais.

Além das comemorações, este ano a data marcou a reabertura destes espaços culturais, fechados previamente devido à situação de pandemia da Covid-19 que se vive atualmente em Portugal.

No Centro Cultural de Belém, o dia foi celebrado com a reabertura parcial do museu. As exposições foram reabertas, em horário reduzido e com a implementação de novas medidas de segurança e higiene.

O dia foi celebrado sobretudo através de diversas iniciativas online, mas também convidando os visitantes a regressarem aos museus. Além disso, alguns museus presentearam o primeiro visitante com uma oferta de boas-vindas.

A iniciativa abrangeu os seguintes museus:

  • Museu do Abade de Baçal;
  • Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques;
  • Museu da Terra de Miranda;
  • Museu Dom Diogo de Sousa;
  • Museu dos Biscainhos;
  •  Museu de Lamego.

"Os olhos vêem a mente interpreta." 

É o cérebro que elabora as imagens. Observem... O que vêem aqui?Ora vemos o fundo como forma, ora vemos a forma com fundo.Podem ver rostos de perfil ou a configuração de um cálice.

Educação Visual é a educação do olhar. Não é apenas ver, mas aprender a observar.

Trabalhos desenvolvidos pelo 9º ano. 


Desafiámos a que tentem descobrir quem é quem.  

Colégio Marca d'Água, Rua das Escolas, nº. 35 - Moinhos, 4595-158 FRAZÃO
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora