Atualidade

Noticias do nosso mundo

Dia Mundial da bicicleta - 3 de junho

Quarta-feira, dia 3 de junho celebrou-se o dia mundial da bicicleta. A verdade é que todos nós, a dado momento, tivemos ou desejámos ter uma bicicleta. No meu caso, a primeira bicicleta que tive foi oferecida pelos meus padrinhos; e tenho a certeza que não fui o único a receber a primeira bicicleta como prenda de Natal. A verdade é que isso não foi o suficiente para me tornar um grande adepto do ciclismo. Mas, como muitas pessoas gosto de andar de bicicleta com os amigos e passar bons momentos. Os dias mundiais têm como função fazer-nos pensar sobre um determinado tema, este não é diferente, penso que o objectivo é sensibilizar-nos para a importância de andar de bicicleta. É também uma forma de incentivar o uso de meios de transporte que não poluem e de manter a saúde enquanto passamos bons momentos com os nossos amigos.

SANTOS POPULARES: RESTAURANTES DE LISBOA E DO PORTO CRIAM PETISCOS
PARA O ARRAIAL EM CASA

Este ano, os arraiais de junho, mês dos Santos Populares, da sardinha assada e do

manjerico, não saem à rua; mas podem muito bem ser celebrados em casa. A pensar nisso, o The Art of Tasting Portugal, uma plataforma focada na divulgação da gastronomia portuguesa, desafiou restaurantes de Lisboa e do Porto a assegurarem que os sabores da época chegam à mesa dos portugueses. Cada um dos estabelecimentos que aderiu à iniciativa "Puxar a brasa à nossa... casa" criou um petisco inspirado nos produtos base das festas populares (sardinha, pimento, caldo verde, chouriço, broa, caracóis, entre outros), disponibilizando-os em regime take-away durante as semanas dos respetivos arraiais.

Assim, em Lisboa, os petiscos estão disponíveis de 8 a 14 de junho, a propósito do Santo António, e no Porto acontece o mesmo na semana do São João, de 22 a 28 deste mês.

Para já estão confirmados oito restaurantes em Lisboa, que começam a preparar os pratos já na próxima semana. Há empanadas de sardinha na Taberna da Rua das Flores, do chef André Magalhães; um trio de baos (bao de sardinha e pimentos, de porco com amêijoa e outro de bifana) no SÁLA, do chef João Sá; caracóis à algarvia na Taberna Albricoque; sardinha fumada, salada de batata e cebola avinagrada, espuma de caldeirada e coco no Attla ; e muitos outros petiscos para montar o arraial em casa.

Joao Ferreira


Polémica entre Costa e Centeno: a demissão do ministro das finanças

O novo Banco pediu ao governo, a injeção de 850 milhões de euros de capital. António

Costa disse que apenas iria autorizar a injeção de capital após estar concluída a

auditoria, mas Mário Centeno avançou logo com a injeção de capital.

Nesse momento começou a polémica. António Costa afirmou ter confiança no ministro

das finanças, mas houve comentadores que falaram na demissão do ministro.

No dia nove de junho, Mário Centeno demite-se sendo substituído por João Leão.

Miguel Perreira



Dia Mundial da Esclerose Múltipla

30 de Maio

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é oficialmente comemorado a 30 de maio. Neste dia  reúne-se  a comunidade global para partilhar histórias, consciencializar e fazer campanha por esta doença. As comemorações deste dia ocorrem durante o mês de maio e no início de junho, por todo o mundo.

O tema da campanha este ano é "Conexões".
Concentra-se no desenvolvimento de ligações sociais na comunidade de pessoas com esclerose múltipla, no autoconhecimento, no autocuidado e na qualidade de vida. 

A esclerose múltipla é uma das doenças mais comuns do sistema nervoso central. Atualmente, mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo têm a doença. Na maior parte dos casos é diagnosticada entre os 20 e os 40 anos, sendo mais comum no sexo feminino. Não há um medicamento que cure mas existem tratamentos que podem alterar a evolução da doença.



Há uma diferença entre ser pai e ser progenitor...

Para quem ainda não sabe do caso da morte de Valentina, passo a explicar.

O mês de maio de 2020 será sempre marcado pela morte de uma menina com nove anos chamada Valentina, partiu cedo demais, sem que lhe fosse dada uma simples chance de crescer, restando na memória de um país a fotografia de uma menina sorridente.

No dia 07 de Maio de 2020, o progenitor de Valentina declarou desaparecimento da mesma à Guarda Nacional Republicana. Três dias depois do desaparecimento da criança, indicada á GNR o progenitor terá confessado à Polícia Judiciária que Valentina estava morta e onde havia escondido o corpo.

Na casa encontravam-se mais três crianças, também todas elas vítimas, nomeadamente elas de 7 meses, 4 anos e de 12 anos, já a mais velha foi obrigada a mentir às autoridades.

As informações dadas pelas notícias relativamente à autópsia indicam para um homicídio torpe com sinais extremos de violência e uma clara desproporcionalidade de força, a que se seguiu a ocultação do cadáver.

Agora vem a pergunta mais esperada, como teria coragem de um pai matar a filha?

Na minha opinião eu acho que os responsáveis pelo crime, o progenitor e a madrasta de Valentina, não devem ter uma grande saúde mental. Devem estar com alguns problemas e essa fúria e raiva, foi, infelizmente, descarregada numa pobre criança.

Para mim, a única consequência deste crime, seria o mesmo que aconteceu com Valentina, não a morte, mas a perda de uma vida normal, para uma vida por trás das grades. Eles por trás das grades de uma eterna prisão, Valentina por trás das grades da vida.

Nenhuma criança, ou até adulto, não deveria perder a vida por causa de outras pessoas, porque elas não pedir ao mundo, e se elas estão cá, é porque, de qualquer forma, vão deixar a sua marca, nas pessoas, na humanidade, da sua terra natal, em algum lado e alguém deitar fora essa espera conquista não o direito de deixar a sua.

Mas, como sempre referi, esta é a minha opinião, e é forte e pesada, apesar de a justiça não executarem o castigo que eu acho que eles deveriam tomar, será para sempre a única maneira que eu acho que poderia vingar a morte de Valentina.

Valentina, agora para ti, não tiveste uma vida comprida com pena de todos nós, mas uma coisa te garantimos, nós não lamentamos a tua morte mas celebramos a tua vida.


O MISTÉRIO SOBRE O PARADEIRO DO LÍDER DA COREIA DO NORTE

O MISTÉRIO SOBRE O PARADEIRO DO LÍDER DA COREIA DO NORTE

Em meados do mês de abril surgiram rumores sobre o desaparecimento de Kim Jong - Un por não ser visto há vários dias. Começou por faltar a uma cerimónia oficial muito importante do seu país e a sua irmã assegurou as suas funções nos últimos dias.

Tem vindo a público que a sua condição de saúde não estaria muito bem. Comentou-se

que tinha sido sujeito a uma cirurgia cardíaca que teria corrido mal. Uma revista japonesa avançou que Kim Jong Un poderia estar em estado vegetativo ou mesmo morto.

Depois de tantos rumores, ao fim de 20 dias, Kim Jong Un apareceu em público a andar aparentando a maior das normalidades e inaugurou uma fábrica de fertilizantes.

Ao fim destes dias todos, longe dos olhares do mundo, Kim Jong Un e acabou com os rumores todos á volta do seu desaparecimento e do seu estado de saúde.

Até ao momento não foram avançados os motivos do seu desaparecimento.

Polémica entre Costa e Centeno: a demissão do ministro das finanças

O novo Banco pediu ao governo, a injeção de 850 milhões de euros de capital. António

Costa disse que apenas iria autorizar a injeção de capital após estar concluída a

auditoria, mas Mário Centeno avançou logo com a injeção de capital.

Nesse momento começou a polémica. António Costa afirmou ter confiança no ministro

das finanças, mas houve comentadores que falaram na demissão do ministro.

No dia nove de junho, Mário Centeno demite-se sendo substituído por João Leão.

Colégio Marca d'Água, Rua das Escolas, nº. 35 - Moinhos, 4595-158 FRAZÃO
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora