Sabiam que...

O lince Ibérico

O lince ibérico é um animal muito afetado pela interferência do ser humano, e consequentemente em vias de extinção. As causas mais comuns para a diminuição destes animais são os fogos, a caça ilegal, mas sobretudo a frequente desflorestação e destruição do seu habitat e os atropelamentos por veículos. Embora a sua situação já tenha sido bem pior ainda há muito a melhorar porque o numero de linces ibéricos ainda não atingiu um número satisfatório e continua em perigo. O mais triste é ser tudo culpa do ser humano. Na europa o lince ibérico até tem se tem reproduzido de uma forma bastante razoável, principalmente em Espanha pois é um dos países com maior concentração de linces ibéricos. Na natureza o numero de linces ibéricos é bastante reduzido embora tenha vindo a aumentar o numero de libertações destes animais na natureza. 

Tiago Nunes

A importância da água

No video seguinte conseguimos explicar a importância da água em coisas simples e em momentos do dia-a-dia, este video dá para todas as idades desde os mais velho até aos mais novinhos, serve para refletir nas nossas atitudes e tentar mudá-las. 

"O desafio do desenvolvimento científico atinge o país inteiro e põe em jogo mecanismos que atravessam a sociedade toda. Sem cultura científica mínima são escassas as oportunidades de cidadania autêntica, de construir ou participar nas escolhas de sociedade [...]"
José Mariano Gago

A poucas horas de começar o Festival de Ciência Online...

assistam em direto no dia 16 de maio, Dia Nacional dos Cientistas, a 3 horas de sprintalks com investigadores, quizzes, atividades e demonstrações diversas.

Organizados pela Rede Nacional de Centros Ciência Viva.

Uma iniciativa que visa divulgar a Ciência e os cientistas.

Assiste das 16h às 19h em: www.cienciaviva.pt/festival ou pelo canal do YouTube para assistir à transmissão em directo do Festival de Ciência Online 

Poluição

Ainda vamos a tempo:  a tempo de refletir, a tempo de salvar o mundo!

Dia Mundial da Água

A água é um bem tão essencial que devemos celebrar o seu dia!

A turma de 6º ano, na disciplina de TIC elaboraram vários cartazes tendo sido selecionado este como representação da atividade.

Espero que gostem...

Coronavírus 


O que é este vírus?

O coronavírus inclui o vírus da constipação comum, mas também o da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS (uma forma de pneumonia atípica).

Este novo vírus foi detetado a partir de vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, na China.

Sinais e Sintomas do vírus?

  • Febre;
  • Tosse seca;
  • Dificuldade respiratória.

Em casos mais graves:

  • Pneumonia grave;
  • Falência renal;
  • Disfunção de outros órgãos (podendo conduzir até à morte).

Como se transmite?

A transmissão deste vírus é muito fácil, começando pelos espirros, tosse e várias transmissões de bactérias.

Segundo o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças norte-americano (CDC), o tempo de incubação do vírus pode durar entre 2 a 14 dias.

Há vacina?

O tratamento/vacina, como o vírus é recente, ainda não existe, mas esta em percurso.

Quais são as áreas de risco?

As maiores zonas de risco são;

  • China;
  • Aeroportos;
  • Estações de metro;
  • Centros comerciais.

DAC - 7º Ano

"O mundo está a mudar...e os vulcões mostram-nos a força da natureza. Juntos podemos fazer a diferença."

Uma exposição que está na entrada do nosso Colégio e pode ser visitada até ao final do 2º período. 

No âmbito do Domínio de Autonomia Curricular e em parceria interdisciplinar (Educação Visual, TIC e Ciências Naturais), os alunos do 7º ano realizaram a modelação vulcânica dos diferentes tipos eruptivos existentes nos Açores - laboratório de estudo do nosso planeta. 

 Os alunos de 7º ano realizaram várias experiências, tais como simulação da erupção explosiva e efusiva, análise em amostras de mão de lava vulcânica, piroclastos e rochas vulcânicas (basalto e riólito) e a formação de uma nascente termal e géiser.

Visita a uma ETA e uma ETAR

No passado dia 14 de maio, os alunos do 8ºano realizaram uma visita virtual a uma Estação de Tratamento de Águas (ETA) e uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. A visita teve início às 13h30 na ETA. Os monitores da ETA explicaram-nos todo o percurso da água que ocorre neste local para que seja consumida. Assim esta tem que ser tratada, limpa e descontaminada. O seu tratamento envolve um conjunto de procedimentos físicos e químicos que para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. Foi-nos mostrado as várias etapas de tratamento de água: a coagulação, a floculação, a decantação, a filtração, a desinfeção, a fluoretação e a correção de pH. Ainda durante a visita à ETA, aprendemos a importância para este local de produzirenergia solar fotovoltaica. Esta energia é a conversão direta da radiação solar em energia elétrica e tem como vantagens: fonte renovável e inesgotável de energia; não poluente; pouca manutenção em centrais de produção.

Logo de seguida visitámos uma ETAR, pelas 13h50, em que nos foi dada a definição de ETAR e a sua importância e impactes no ecossistema e na vida do ser humano. Uma ETAR corresponde a uma infraestrutura de extrema importância e uma solução para a despoluição de múltiplos cursos de água para onde são canalizados através das redes de esgotos, grandes cargas de efluentes poluentes de forma quase ininterrupta e tal como uma ETA, a ETAR tem várias etapas: o pré-tratamento, o tratamento primário e o tratamento secundário ou biológico.

Depois de as visitas estarem concluídas e dos alunos terem ficado com mais algumas noções de uma ETA e uma ETAR e da sua importância nas suas vidas, pelas 15h45, houve um lanche entre todos para conviver e fazer alguns comentários a mesma. Pelas 16H15, os alunos chegaram a suas casas.

Colégio Marca d'Água, Rua das Escolas, nº. 35 - Moinhos, 4595-158 FRAZÃO
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